Cheesecake de gim tônica | Magali Cozinha

Quando o Thiago me mandou essa receita de cheesecake de gim tônica, eu quase surtei. Amo cheesecake e amo gim tônica e as duas coisas me pareceram uma combinação muito interessante.

+ Quer comer um bom pudim de leite? Na Vinheria Percussi tem +

“Farei para o post de segunda” – eu disse. Ele me mandou a receita na quarta e hoje aqui estamos, com um cheesecake de gim tônica inteirinho pronto na geladeira.

Modéstia à parte, eu manjo dos paranauês do cheesecake. Os amigos que conhecem o meu, dizem que é o melhor que já provaram.

Os drinques, por outro lado, são mais a especialidade do Thiago. Ele que faz uns gim tônica lindos e deliciosos quando eu estou com vontade de tomar a bebida.

Mas hoje eu fui a responsável pelas duas partes da receita. E o resultado foi um cheesecake lindo e delicioso, que agradará aos fãs de gim tônica e também aos amigos que não bebem, mas tenho certeza que vão pirar nesse cheesecake, que se tornou o meu preferido.

A receita é bem parecida com a de um cheesecake gelado. Um dos segredos é usar uma mistura de cream cheese e mascarpone e fazer um creme mais azedinho, pouco doce, com raspas e suco de limão siciliano, limão taiti e laranja. Além disso, o que dá o toque especial para esta torta de queijo é a cobertura: um verdadeiro gim tônica em cima do seu cheesecake.

A receita perfeita para um encontro etílico entre amigos.

+ Que tal fazer um mojito de melancia? +

Cheesecake de gim tônica

cheesecake gelado

(Rende oito pedaços grandes)

Ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito maisena
  • 80g de manteiga sem sal
  • 560g de cream cheese
  • 400g mascarpone
  • 80g de açúcar de confeiteiro
  • Zests e suco de 1 limão siciliano
  • Zests e suco de meio limão taiti
  • Zests de meia laranja

Para a cobertura:

  • 1 pacote de gelatina incolor sem sabor
  • 2 limões siciliano
  • 1 limão taiti
  • 1 laranja
  • 100g de açúcar de confeiteiro
  • 6 pimentas da Jamaica
  • 6 colheres de sopa de gim
  • 300 ml de tônica
  • Ramos de alecrim ou de tomilho para decorar

Modo de preparo:

Comece preparando a massa do cheesecake: coloque os biscoitos em um processador de alimentos e bata até obter uma farofa fina. Adicione então a manteiga derretida e bata até ficar homogêneo.
Caso você não tenha um processador de alimentos, pode triturar os biscoitos com um martelo ou com o cabo de uma colher de pau. O importante é obter uma massa fina e homogênea.

cheesecake
A farofa de biscoitos deve ficar assim, bem fininha

Com esta massa, forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível de cerca de 22 centímetros de diâmetro. Leve para gelar por cerca de uma hora para que a massa endureça.

cheesecake de limão
Forre o fundo e as laterais de uma forma com a massa de biscoito

 

Para o creme de queijo, misture o cream cheese, o mascarpone, o açúcar, as zests e os sucos dos cítricos. Essa etapa pode ser feita com a batedeira ou na mão mesmo. Bata bem todos os ingredientes até obter um creme macio. Coloque este creme em cima da massa de biscoitos e alise a superfície com uma espátula. Leve para gelar por cerca de duas horas.

cheesecake facil
O creme de queijo pronto para ser gelado

 

Quando o creme estiver bem durinho, faça a cobertura. Coloque em uma panela o açúcar de confeiteiro, dois pedacinhos da casca da laranja e do limão siciliano, o suco dos dois e do limão taiti + a pimenta da jamaica amassada. Leve ao fogo baixo somente para dissolver o açúcar. Retire e deixe amornar.

gim tônica
Calda de gim tônica

 

Enquanto isso, hidrate a gelatina em pó em cinco colheres de sopa de água fria e leve ao microondas por 15 segundos, para derreter. Misture a gelatina na calda de açúcar e cítricos. Adicione então o gim e a tônica. Coloque com cuidado por cima do creme do cheesecake (coloque com bastante delicadez mesmo, a cobertura do meu não ficou tão brilhante porque eu coloquei com pressa e aí misturou um pouco com o creme), decore com um ramo de alecrim ou de tomilho e leve para gelar por no mínimo quatro horas.

Aí é só servir. Se for com um belo gim tônica do lado, fica melhor ainda!

+ Veja mais receitas de sobremesas aqui +

Faça este cheesecake para uma tarde com amigos, eles vão adorar!

Essa receita foi inspirada na original do site Delicious Magazine, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,TwitterYouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *