Ceviche de Couve Flor: Inusitado e Delicioso

A Califórnia me inspirou de muitos jeitos. Paisagens, modos de ver o mundo, pessoas, comida… Ah! A comida!
Foram muitos pratos deliciosos que provei, alguns que já conhecia e todos eles não saem da minha cabeça.

+ Conheça o Cabana Burger, nova hamburgueria de SP inspirada no Shake Shack +

O mais inusitado, no entanto, foi o Ceviche de Couve Flor do TLT Food, endereço fixo dos caras do The Lime Truck, um food truck do Sul da Califórnia de comida com inspirações latinas e sabores frescos.

Conheci o TLT Food do Irvine Spectrum Mall, em Irvine, na minha primeira noite na região conhecida como Orange County.

Fomos com uma amiga queridíssima que já conhecia a casa e por isso, deixamos ela fazer o pedido dos pratos mais gostosos da casa.
Veio um monte de coisa: tacos, asinhas de frango, noodles e um ceviche… de couve flor!

Quando perguntamos sobre os pratos, a nossa amiga disse que provavelmente nunca pediria um ceviche de couve flor, mas que uma vez experimentou um pouco do prato da amiga e amou!
A mesma coisa aconteceu com a gente. Eu NUNCA pediria um ceviche de couve flor em um restaurante, mas ainda bem que a Mary pediu!

Fiquei tão intrigada com o sabor e tão satisfeita em finalmente poder servir um bom ceviche para os meus amigos vegetarianos, que resolvi criar a minha própria versão deste best seller do TLT Food.

+ Quer aprender a fazer o ceviche tradicional? Veja a receita aqui +

A minha versão é um pouco diferente da deles, e nada mais é que um ceviche peruano com couve flor no lugar do peixe.

Antes que você torça o nariz, saiba que a couve flor é o que pra mim (e pro Thiago também, que entende dos paranauês do ceviche) mais funciona com o prato.
De todos os vegetais que eu já testei, é que dá a textura mais interessante e que mais absorve o sabor do leche de tigre (o caldo peruano que é a alma do ceviche).
Quer saber de uma coisa? Mesmo quem não é vegetariano vai amar!

Ceviche de Couve Flor
(Dá para quatro pessoas)

ceviche vegano

Ingredientes:
– 1 couve flor
– Seis limões
– Meio talo de salsão
– 1 pimenta dedo de moça ou jalapeño (se quiser um sabor mais mexicano, use o jalapeño. Fica uma delícia)
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– 1 1/2 cebola roxa
– Coentro
– Sal
– 4 cubos de gelo

Modo de Preparo:

Lave bem a couve flor, e com uma faquinha de legumes, corte somente a parte de cima das flores, mas de uma forma que elas não fiquem muito pequenas. Use somente a parte branca da flor, deixando pedaços pequenos, mas não minúsculos. O corte pode ser irregular.
Reserve o restante da couve flor para outro preparo (semana que vem vai ter receita de Tacos de Peixe por aqui e você pode usar a mesma massa do peixe para empanar a couve flor, fica uma delícia!). Reserve em um bowl.

Prepare o leche de tigre: bata no liquidificador o suco dos limões, o salsão, 1/2 da cebola roxa, a pimenta, os talos de coentro (não use as folhas para seu leche de tigre não ficar verde, pois a intenção é que ele fique bem rosinha), o sal e os cubos de gelo.

Vá provando até obter um delicioso caldo levemente salgado. O ceviche peruano tradicional é um pontinho mais salgado do que estamos acostumados a comer, por isso, capriche no sal.

Coe e coloque por cima da couve flor.

Corte metade da cebola em cubos pequenos e a outra metade em fatias finas. Pique bem o coentro e deixe algumas folhas inteiras para decoração.

Coloque a cebola em cubos e o coentro picado junto da couve flor e misture bem. Deixe por umas duas horas tomando gosto antes de servir.

Na hora de servir, coloque por cima a cebola roxa em fatias e as folhas de coentro. Sirva como uma entrada ou ainda em cima de torradas ou chips, como um canapé.

ceviche peruano
Dá pra servir com torradas e chips, como canapés

 

Sei que você vai amar essa versão de ceviche vegano, mas quando for ao sul da Califórnia, não deixe de provar o do TLT Food. Quem sabe você não se inspira para criar a sua própria versão?

+ Onde comer em Los Angeles? A Magali dá a dica +

Qual receita você quer ver aqui no Magali? Deixe a sua sugestão na caixa de comentários abaixo.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *