Borsch: Sopa Russa de Beterraba | Magali Cozinha

Apesar do meu nome ter raízes russas ou do leste europeu, minha família não é de lá, nunca fui pra lá e sei pouco sobre os países e a cultura da região.

+ Aprenda a fazer um Creme de Cenoura com Biomassa. É delicioso! +

Por isso, já peço desculpas se a receita que estou apresentando hoje tiver muitas variações e não for exatamente como é feita em terras russas, ucranianas, eslovenas ou algum lugar ali perto.
Não sei se ela é fidedigna com a que é feita por lá, mas depois de ler bastante sobre essa receita, pesquisar ingredientes e modos de preparo diferentes, esse foi o mais próximo que eu consegui chegar – segundo variadas fontes da Internet.

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho uma missão em combater o desperdício de comida, começando na minha própria casa. E aí de novo, lá estavam elas, murchando na geladeira e implorando para serem usadas: as beterrabas!

O legal dessa minha missão é que eu descubro vários novos usos para os ingredientes: antes, eu só sabia fazer beterraba ralada ou cozida para salada. Agora, já fiz um Bolo de Chocolate com Beterraba que ficou sensacional e que se tornou um dos meus preferidos da vida, e agora descobri essa receita de Borsch, uma sopa de beterraba de origem do leste europeu deliciosa.

+ Apaixone-se por esse Bolo de Chocolate com Beterraba. É só clicar aqui +

O frio resolveu finalmente dar as caras em SP (até aqui em Toronto, de onde eu escrevo hoje, está mais quentinho que aí) e nada melhor que uma sopinha quente e cremosa, acompanhada de uma taça de vinho para aquecer nossos corpitchos.

Sendo russa ou não, feita como no país de origem ou não, o que eu sei é que este Borsch é delicioso, e que você deveria acrescentar no seu cardápio de inverno!
(Atualização: uma leitora me disse que essa sopa é, na verdade, ucraniana. Valeu pelo toque, Lada!)

Borsch – Sopa Russa de Beterraba
(Dá pra umas 6 pessoas)
borscht
Ingredientes:
– 8 beterrabas
– 2 colheres de óleo de soja (ou outro óleo vegetal de sua preferência)
– 2 cebolas
– 2 cenouras
– 2 colheres de chá de açúcar
– 5 xícaras de chá de água (você também pode usar caldo de carne ou de legumes. Eu não tinha no dia que fiz essa receita, então usei água mesmo e ficou ótimo)
– Suco de 1/2 limão
– 1 xícara de chá de creme de leite fresco
– Sal
– Pimenta do reino

+ Neste friozinho, nada melhor que assistir um filme embaixo das cobertas. A Magali te mostra os melhores filmes de gastronomia para você assistir +

Modo de Preparo: 

Lave bem as beterrabas e enrole-as em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora ou até elas ficarem cozidas e bem macias. Retire do forno, descasque-as e corte em cubos grandes.

borsch
Envolva as beterrabas uma a uma no papel alumínio

Descasque a cenoura e corte-a, junto com a cebola, em cubos grandes.

borsch sopa
Não precisa cortar tudo muito bonitinho, pois depois vai direto pro liquidificador.

Em uma panela grande, refogue a cebola e a cenoura no óleo, até ficarem douradas. Adicione a beterraba, o açúcar e a água. Tempere com sal e pimenta. Leve à fervura e depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco.

Coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador, adicione o suco de limão e bata até obter uma sopa bem homogênea e com uma cor rosa vibrante. Prove e se necessário, corrija o sal e a pimenta.

borscht soup
Olha que cor linda que fica essa sopa!

Você pode servir essa sopa quente ou gelada. Se quiser servir gelada, é só colocar na geladeira por 1 hora, antes de servir.
Eu escolhi servi-la quente, pelos dias frios que tem feito por aqui. Coloque em um prato fundo ou bowl bem bonito e coloque uma colher do creme de leite fresco por cima.
Esse geladinho do creme de leite dará uma diferença de temperatura bem interessante na sopa.

Agora é só se esquentar!

Essa sopa fica com uma cor linda e além de ser uma refeição bem gostosa e completa, pode ser uma excelente entrada ou aperitivo em uma festa ou coquetel. Basta servi-la em copos de shot (como os de vodka) e você vai arrasar no visual da festa.

Já provou essa sopa? O que achou? Deixe seus comentários aqui embaixo.

*Receita inspirada na postada no site Panelinha.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

2 comments

  • è uma sopa ucraniana. os russos só adotaram porque não gostam da sua própria sopa — shchi.

    • Oi Lada,

      Obrigada pela informação. Realmente há muita confusão sobre a origem dessa sopa, mas eu farei uma observação no post.

      Um abraço

Comments are closed.