Bolo Vegano Sem Lactose: Receita de Banana Bread

Eu estava procurando uma receita de bolo vegano e saudável que fosse gostoso de verdade e encontrei esse Banana Bread.

+ Quer inspiração para cozinhar mais? Assista Cooked, no Netflix +

Digo de verdade porque já testei inúmeras receitas veganas ou fitness ou saudáveis que não tinham gosto de nada ou que não davam vontade nenhuma de comer, seja pelo aspecto, seja pelo cheiro ou pelo gosto.

Mas eu sempre busco receitas mais saudáveis e sustentáveis para o meu dia-a-dia e como pra mim comer é prazer, a comida tem que ser saudável sim, mas não pode deixar de ser gostosa.

Pra quem não conhece, Banana Bread é uma receita típica americana e está entre um pão e um bolo. Não é tão macio quanto um bolo e nem tão consistente como um pão. Eu adoro Banana Bread e esse aqui de hoje é daqueles que você pode comer à vontade, de tão saudável que é.

Ele não leva nada de açúcar e por ser um bolo vegano, não tem nenhum produto animal. Ele é integral e cheio de grãos que são ótimos para a saúde e leva leite de amêndoas, que eu mesma fiz (e fiquei super orgulhosa, afinal, foi o primeiro leite vegetal que fiz na vida). Prometo que coloco o passo a passo do leite de amêndoas no YouTube, em breve.

O resultado é ótimo, pouquíssimo doce e perfeito para você se acabar de comer no café da manhã ou no lanchinho da tarde.

+ Quer ver todas as receitas da Magali? Clique aqui +

Banana Bread Vegano
(Rende oito pedaços grandes)

bolo vegano

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras
  • 1/2 xícara de chá de leite de amêndoas (você pode comprar pronto, mas eu realmente encorajo você a fazer o seu em casa. Explico como fazer no modo de preparo dessa receita)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de linhaça moída
  • 3/4 de colher de chá de extrato de baunilha
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de aveia em flocos médios
  • 2 colheres de sopa de linhaça em grãos
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 pitada de sal
  • 6 figos secos

Modo de Preparo:

Prepare o leite de amêndoas: deixe 1 xícara de amêndoas de molho em quatro xícaras de água por 12 horas. Passado esse tempo, bata tudo no liquidificador por uns cinco minutos até obter um leite. Passe pela peneira, ou se quiser o leite mais delicado, sem nenhum bagaço, coe em um pano limpo. Para essa receita você vai usar somente meia xícara, mas o restante do leite dura até 3 dias na geladeira.

Misture a linhaça moída com 2 1/2 colheres de sopa de água e reserve por cinco minutos, até formar um líquido viscoso.

Enquanto espera, misture todos os ingredientes secos em um bowl grande: a farinha integral, a aveia, a linhaça em grãos, a semente de chia, o fermento, a canela, o sal e o figo seco cortado em cubos pequenos.

Em outro bowl, amasse bem as bananas e misture com o leite de amêndoas, o óleo de coco, a mistura de linhaça moída com água e a baunilha. Mexa bem.

Em seguida, misture o conteúdo dos dois bowls e misture até obter uma massa homogênea.

Coloque a massa em uma fôrma de pão de aproximadamente 25 cm x 10 cm, untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 45 minutos ou até que ao colocar um palito no meio, esse saia limpo.

Retire o bolo do forno e espere esfriar um pouco para desenformar. Se quiser que o bolo fique um pouco mais doce, sirva-o com um pouco de melaço de cana. Eu servi ele puro e ficou delicioso!

É pra comer sem culpa e ainda nutrir o corpo com um monte de coisa que só faz bem!

bolo vegano fácil

Enfim uma receita vegana, sem açúcar e sem lactose que fica delícia!

+ Aprenda a fazer sua própria Pasta de Amendoim aqui +

Essa receita foi inspirada na original do blog Food52, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!