Bolo de Rum | Receitas Natalinas #1

Natal está chegando e você já está se perguntando se vai finalmente fazer algo diferente para inovar na ceia ou se vai comer o mesmo combo peru-maionese-farofa-rabanada que a sua tia faz todos os anos.

+ Conheça o Bar do Luiz Fernandes, o meu boteco preferido em SP +

Caso você esteja buscando alguma coisa diferente para fazer – e surpreender – no Natal deste ano, este blog é o lugar certo pra você.

Durante todo o mês de dezembro, iremos publicar receitas natalinas que fogem do lugar comum. Serão cinco receitas natalinas, nos dias 05, 12 e 19 de dezembro e uma receita para o Ano Novo, no dia 26/12.

Pra começar em grande estilo, hoje tem a receita de um bolo que é um dos meus preferidos da vida: o Bolo de Rum ao estilo caribenho.

Eu já faço este bolo há três anos e ele é sempre um sucesso no Natal e em qualquer outra data.

É um bolo saboroso, alcoólico, feito para adultos e facílimo de fazer. Garanto que você vai se surpreender!

+ Rabanadas da Magali: um clássico natalino que nunca sai de moda +

Bolo de Rum
(Rende um bolo grande ou 18 muffins)

bolo de rum
Você pode fazer o bolo grande, para compartilhar…

 

Ingredientes:

(Para a mistura inicial)

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 xícara de chá de açúcar
– 4 colheres de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de sal
– 1/2 xícara de chá de manteiga cortada em cubos (cerca de 80g)
– 3 colheres de sopa de óleo vegetal

(Para a massa do bolo)
– 1/2 xícara de chá de nozes (você pode usar outra oleaginosa de sua preferência, como castanha do Pará ou de caju)
– 1 pacote de 50g de pó para pudim instantâneo de baunilha (você pode fazer a sua própria mistura de pudim, mas se quiser ser prático, o pudim industrializado funciona super bem)
– 1/2 xícara de chá de leite
– 4 ovos
– 1/2 xícara de chá de rum ouro
– 1/2 xícara de chá de óleo vegetal
– 1 colher de chá de extrato de baunilha

(Para a calda)

– 1/2 xícara de chá de manteiga (cerca de 80g)
– 1/4 de xícara de chá de água
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de chá de rum ouro

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez até hoje +

Modo de Preparo:

Comece misturando todos os ingredientes da mistura inicial. Você pode fazer essa parte na batedeira ou mesmo na mão, misturando todos os ingredientes até ficarem com uma textura de areia fina, com todos os grãos do mesmo tamanho.

Em seguida, acrescente todos os ingredientes da massa do bolo à mistura inicial, batendo bem à mão ou na batedeira até obter uma massa homogênea.
Essa massa fica bem líquida, mais rala do que bolos normais. Não estranhe, ela é assim mesmo.

Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio ou formas individuais de muffin. Os dois estilos ficam bons, cabe a você decidir se quer bolos individuais ou um grande bolo para compartilhar.

Corte as nozes em pedaços grandes e coloque no fundo da forma. Despeje a massa por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 170°C por 55 minutos, se for na forma grande, ou 40 minutos, na forma de muffin, ou até ao espetar um palito no centro do bolo, este sair limpo.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda de rum: leve ao fogo a manteiga, a água e o açúcar até levantar fervura.
Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 15 minutos, até dissolver todo o açúcar e a calda ficar um pouco mais espessa. Retire do fogo.
Adicione então o rum e misture bem. Reserve.

Assim que o bolo sair do forno, regue com um pouco da calda de rum. Este bolo é uma esponja, mas pode ser que ele demore um pouco até absorver todo o líquido. Espere um pouco e regue com mais calda. Repita este processo até que a calda acabe.

Este bolo é extremamente delicado e deve ser desenformado somente depois de frio. Tome cuidado para não mexer muito nele e nem transportá-lo de um lado para outro. Como ele fica muito molhado, é possível que ele se desfaça no trajeto.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro para dar o aspecto de “neve” nos bolinhos e sirva com cerejas frescas, para ficar ainda mais natalino.

bolo de rum receita
Ou em versões individuais, em forminhas de muffin

 

Sua primeira sobremesa de Natal já está garantida!

Qual receita de Natal você quer ver aqui no Magali? Deixe a sua sugestão na caixa de comentários abaixo.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!