Bolo de Farinha Láctea Para Matar a Saudade da Infância

Não sei bem o porquê, mas essa semana eu lembrei de farinha láctea, uma coisa que eu costumava comer muito durante a minha infância e que parei de comer depois de grande.

+ Quanto custa viajar para San Diego? Descubra aqui! +

E a comida tem o poder de te levar de volta para anos passados, para acontecimentos antigos, tudo isso a partir de um cheiro, um gosto ou ainda da lembrança do sabor.

Lembrei de quando era criança e fazia vitamina de farinha láctea, comia banana amassada com a tal da farinha e até, de vez em quando, enfiava uma colher do produto puro na boca. Deu saudade da farinha láctea da infância.

A lembrança do sabor estava registrada na minha mente e apesar de não comer farinha láctea há uns cinco anos, no mínimo, podia quase sentir o gosto na boca.

Mas às vezes nos iludimos. Algumas coisas que eram deliciosas na infância, deixam de ter a mesma graça quando crescemos. Ainda bem que não foi assim com a farinha láctea. Apesar de achá-la muito doce hoje, ela tinha exatamente o sabor que eu lembrava.

Mas como cresci, não consigo mais simplesmente comer o treco puro. Aí juntei isso com a vontade de comer um bolinho com café e fiz um Bolo de Farinha Láctea, cuja receita você confere aqui embaixo.

+ Quer mais uma receita de bolo? Que tal um de chocolate com beterraba? +

Bolo de Farinha Láctea
(Rende um bolo grande)

bolo de farinha láctea

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de chá de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha láctea
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 xícara de chá de leite

Modo de Preparo:

Na mão mesmo, bata os ovos, a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa.

Em seguida, acrescente alternadamente a farinha de trigo, o leite, a farinha láctea e o iogurte, mexendo somente o suficiente para obter uma massa homogênea. Não use batedeira para não desenvolver demais o glúten da farinha e dar uma textura muito elástica ao seu bolo.

Por último misture o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, de cerca de 23 cm de diâmetro.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos, até ele ter a superfície dourada e ao espetar o centro do bolo com um palito, o mesmo sair limpo.

Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

Se preferir, sirva com cobertura de chocolate ou um uma calda de iogurte e raspas de laranja. Este bolo também fica muito bom sem cobertura, perfeito para acompanhar um bom café.

bolo de farinha láctea com leite condensado

Esse é daqueles bolinhos fáceis, para o meio da tarde, pra fazer sem grandes pretensões e nem preocupações.
Fica uma delícia e vai te lembrar da farinha láctea que você comia na infância.

+ Aprenda a fazer a sua própria pasta de amendoim em casa +

Essa receita foi inspirada na original do site da Nestlé, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *