Bolo de Laranja com Cobertura de Cream Cheese Para o Dia das Crianças

Dia das crianças tá aí e mesmo que você não seja criança ou não tenha nenhuma em casa, pode aproveitar o feriado e a data para tentar deixar as preocupações do dia-a-dia pra trás e curtir como uma criança.

+ Veja o que fazer na cidade neste 12 de outubro +

Você pode ir ao parque, assistir um filme de animação, encontrar seus primos, sobrinhos, amigos que tem filhos, desenhar, brincar, ir em uma piscina de bolinha e comer coisas gostosas.

Se na nossa rotina de adulto a gente tem que ficar preocupado com dieta, comida saudável e exercícios, dá pra entender o porquê depois de grande a gente inveja tanto a vida dos pequenos, sem preocupações, ansiedade e correria.

Mas, juntando o gosto dos pequenos por doce e a curiosidade dos adultos por sabores diferentes, hoje tem receita aqui no blog que vai agradar todas as idades.

Esse Bolo de Laranja com Cobertura de Cream Cheese é fácil de fazer e uma delícia! A cobertura é inspirada nos frostings americanos e é bem calórica, mas de vez em quando, vale a pena.

Vai tomar uma horinha do seu feriado e vai render bons momentos curtindo o dia como uma criança.

+ São Paulo tem um monte de atração legal. Veja algumas delas neste post +

Bolo de Laranja com Cobertura de Cream Cheese

bolo de laranja com cream cheese

Ingredientes:

(Para o bolo)
– 1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
– 3/4 de xícara de chá de açúcar
– Raspas de 1 laranja
– 2 ovos
– 1 xícara de creme de leite fresco
– Suco de 1/2 limão
– Suco de 2 laranjas
– 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 pitada de sal

(Para a cobertura)

– 225g de cream cheese
– 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
– Suco de meia laranja
– 1 colher de chá de extrato de baunilha

+ Encanto Natural: um café da manhã que os pequenos vão adorar +

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro. Pré-aqueça o forno a 180°C.

Comece fazendo o sour cream. Na batedeira, bata o creme de leite fresco com o suco de limão até obter ponto de chantilly. Pare de bater e reserve, pois você usará esse creme azedo na massa e na cobertura.

Amoleça a manteiga que usará na massa, deixando-a fora da geladeira alguns minutos antes de começar a fazer o bolo ou colocando-a por 20 segundos no microondas.

Na batedeira (se não tiver uma não tem problema, dá pra bater esse bolo tranquilamente “na mão”) bata a manteiga amolecida, o açúcar e as raspas de laranja até obter um creme.
Em seguida e sem parar de bater, acrescente os ovos, um de cada vez, 1/2 xícara do creme azedo que você preparou e o suco de laranja. Bata bem.

Adicione então os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Bata apenas para incorporar os ingredientes, não precisa misturar demais.

Essa massa fica um pouco mais espessa do que os bolos que estamos acostumados a fazer, então não estranhe, é assim mesmo.

Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até ao furá-lo com um palito, esse sair limpo. Quando estiver pronto, retire do forno e espere esfriar para desenformá-lo.

bolo de laranja com cobertura
A massa vai ficar assim, bem dourada e macia

 

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura. Na batedeira, bata o cream cheese com a manteiga amolecida até obter um creme homogêneo. Adicione o açúcar de confeiteiro, o suco de laranja e o extrato de baunilha e continue batendo.
Por último, acrescente 1/3 de xícara do creme azedo e misture somente até incorporar tudo. Leve para a geladeira.

Quando o bolo estiver desenformado e frio, coloque a cobertura por cima e sirva com rodelas de laranja.

bolo de laranja com cobertura branca

Você vai voltar a ser criança! Aproveite o feriado e curta o seu dia!

*Receita inspirada no site Food 52.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!