Bolo de Chocolate com Beterraba | Magali Cozinha

Eu continuo na onda de não deixar nenhum alimento estragar aqui em casa e espero que essa onda nunca passe.

+ Conheça o La Peruana, um food truck que virou restaurante +

Por si só, a tarefa de não desperdiçar alimentos exige muito comprometimento, pensamento e criatividade. E desde que eu não escolho mais as frutas e legumes que iremos consumir aqui em casa, já que recebemos a seleção do pessoal do Fruta Imperfeita, a tarefa exige ainda mais criatividade.

+ Saiba como funciona o serviço de assinatura de frutas do Fruta Imperfeita +

Na cesta da semana passada, recebemos umas beterrabas super bonitas, mas eram muitas. Eu gosto de beterrabas, mas por algum motivo, elas não fazem parte frequentemente da minha lista de compras. Como recebemos muitas, por mais que eu cozinhasse e fizesse bastante salada de beterraba, eu e o Thiago não daríamos conta de comer tudo.
Por isso, comecei a pesquisar alguma coisa gostosa que eu pudesse fazer com eles e cheguei a uma receita de Bolo de Chocolate com Beterraba do famoso chef britânico Nigel Slater e resolvi testar.

Estava precisando de uma comida que me confortasse, que me fizesse sentir bem e me deixasse feliz, e mesmo não sendo maluca por doces ou por chocolates, acho que um bolo fofinho com leite gelado sempre cumpre bem essa função.

Fiz o bolo e fiquei maravilhada com o resultado. Ele fica lindo, fofinho, macio e delicioso. Não precisa de cobertura e nem de recheio. Você só precisa dele para por um sorriso no seu rosto hoje.

Bolo de Chocolate e Beterraba
(Rende um bolo grande)
bolo de chocolate com beterraba
Ingredientes:
– 250g de beterraba crua
– 200g de chocolate meio amargo
– 1/4 de xícara de chá de café espresso quente (se você não tiver uma máquina de café em casa, tipo Nespresso e afins, pode usar um café coado mais forte, que funcionará perfeitamente)
– 3/4 de xícara de chá + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
– 3 colheres de sopa de cacau em pó
– 5 ovos
– 1 xícara de chá de açúcar
– Açúcar de confeiteiro para polvilhar

+ Quer mais receitas com chocolate? Aprenda a fazer o brownie da Magali Viajante +

Modo de Preparo:

Unte levemente uma forma de fundo removível de cerca de 22 cm de diâmetro. Coloque papel manteiga apenas no fundo da forma.

Cozinhe as beterrabas inteiras, sem descascar, em uma panela com bastante água, até que elas fiquem macias.
Quando estiverem cozidas, retire do fogo e resfrie-as em bastante água corrente. Quando estiverem quase frias, descasque-as e corte em rodelas grossas. Bata as beterrabas no liquidificador até obter um purê grosso. Caso esteja com dificuldades para bater, adicione uma colher de sopa de água para ajudar no processo, mas atenção: não coloque mais água do que isso, pois a textura deste purê de beterrabas é fundamental para o resultado final do bolo. Reserve.

bolo de chocolate com beterraba ingrediente secreto
Bata as beterrabas cozidas no liquidificador
bolo de chocolate com beterraba light
Olha como fica linda a cor do purê de beterraba

Aqueça o forno a 160°C.

Derreta o chocolate em banho maria. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, retire do fogo e adicione o café espresso, ainda quente e misture bem. Corte a manteiga em cubos pequenos e adicione à mistura de chocolate e café. Deixe essa mistura esfriar por alguns minutos.

Separe as claras das gemas. Bata as gemas ligeiramente e acrescente-as ao chocolate já frio, misturando bem até obter uma mistura homogênea. Junte aí o purê de beterrabas e misture bem.

Bata as claras em neve e quando elas já estiverem quase no ponto, acrescente o açúcar e bata bem até obter um merengue bem firme. Delicadamente e aos poucos, acrescente o merengue à mistura de chocolate e beterraba.

Peneire a farinha de trigo, o fermento e o cacau e adicione ao chocolate, misturando levemente com uma espátula, até obter uma massa lisa, homogênea e sem grumos, tomando cuidado para não misturar demais.

bolo de chocolate com beterraba
A foto não deixa ver direito, mas a cor da massa crua fica um vermelho escuro bem bonito

Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 160°C por 50 minutos ou até colocar um palito no centro e este sair limpo e a superfície do bolo começar a craquelar.

Tire do forno e espere o bolo esfriar completamente para você desenformar. Não desenforme-o enquanto quente, pois certamente ele irá quebrar.

bolo de chocolate com beterraba ingrediente secreto
Essa é a cara dele quando sai do forno, bem fofinho!

Para deixá-lo bem bonito, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro antes de servir.

Eu gosto de servir esse bolo com um copo de leite gelado, mas acho que com uma xícara de café também deve ficar perfeito.

Ele fica bem fofinho e saboroso. O sabor predominante é do chocolate, com um toque do café e você quase não sente o gosto da beterraba. Perfeito para fazer as crianças ou aquele seu amigo chato que não come nada, comer beterraba!

Garanto que vai te fazer muito carinho neste dia cinza e chuvoso de SP!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!