Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate | Magali Cozinha

Tem comida que ativa a nossa memória afetiva. Aquela comida que faz você relembrar da infância, do carinho da mãe, pai, vó, tia, irmã, que fazia e que traz tanta lembrança boa que fica difícil não comer aquela coisa de novo e sorrir, ou se emocionar.

+ Café com manteiga? Assista o Thiago provando essa modinha da Internet no sétimo episódio de Comidas Bizarras +

Cada pessoa tem uma, ou várias, comidas que provocam essas sensações. No meu caso, são várias, mas uma que sempre lembro com saudade é o Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate que a minha mãe fazia.

Lembro que ela fez este bolo várias vezes, mas uma vez em particular eu lembro claramente até hoje.
Era uma tarde fria e chuvosa, como a que faz hoje em São Paulo. Eu estava com uma amiga em casa e minha mãe fez o tal bolo. A menina comeu tanto, mas tanto, que não sobrou bolo para os meus irmãos e meu pai, que chegariam mais tarde em casa.
Não mantive contato com essa amiga, mas a reencontrei recentemente pelo Facebook e fico pensando se ela ainda tem essa lembrança. Provavelmente não.

E como a lembrança da amiga, a receita do bolo também desapareceu ao longo dos anos. Depois de um tempo, minha mãe não tinha mais tanto tempo livre pra cozinhar e depois que eu comecei a me aventurar na cozinha, tentei diversas vezes reproduzir a receita do bolo que minha mãe fazia, sempre sem sucesso.

A receita de bolo de cenoura tradicional é algo tão simples, tão fácil de fazer, mas por algum motivo, todas as vezes que eu fiz e que minha mãe tentou refazer, ela não deu certo. Ficava massudo demais, molenga demais e teve até uma vez que o liquidificador quebrou e perdemos toda a massa do bolo que escorreu pela base do utensílio. Ah, as lembranças!

Mas depois de pesquisar muito, resolvi testar uma nova receita hoje que deu super certo.
O bolo ficou macio, fofinho, uma delícia. É claro que não está melhor do que o da minha mãe, mas é impossível bater as lembranças da infância.
Mas me fez bem, me fez lembrar de muita coisa, e compartilho esse momento com vocês!

+ Está procurando uma receita vegana? Que tal uma Salada de Quinoa com Chuchu e Avocado? +

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate
(Dá um bolo grande)
bolo de cenoura fofinho
Ingredientes:

(Para a massa)
– 3 cenouras médias
– 4 ovos
– 1 xícara de chá de óleo de soja (ou outro óleo que você preferir: pode ser canola, milho…)
– 1 1/2 xícara de chá de açúcar
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 pitada de sal

(Para a cobertura)
– 1/2 xícara de chá de cacau em pó (use cacau e não chocolate, pra ficar meio amargo
– 1/3 de xícara de chá de açúcar
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 xícara de chá de leite

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda de buraco no meio de aproximadamente 23 cm de diâmetro.
Acenda o forno a 180°C.

Em um bowl, misture a farinha, o sal e o fermento.
Descasque as cenouras e corte em rodelas grossas. Bata no liquidificador as cenouras, o óleo, o açúcar e os ovos até ficar bem homogêneo.
Adicione a mistura de cenoura à farinha aos poucos, mexendo delicadamente com uma espátula ou colher de pau. Não precisa mexer muito, somente o suficiente para obter uma massa lisa, homogênea e sem grumos.
Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 50 minutos. Após este tempo, fure o bolo com um palito. Se este sair limpo, o bolo estará pronto.
Retire o bolo do forno a espere esfriar para desenformar.

bolo de cenoura com chocolate
Olha como ele fica lindo sem cobertura, assim que sai do forno

Enquanto isso, prepare a calda. Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e leve ao fogo por uns 5 minutos, até que a calda fique homogênea e bem quente. Só isso.

Desenforme o bolo e cubra com a calda de chocolate. Se preferir, sirva a calda separada, ao lado, para cada um colocar o quanto quiser em cima do bolo.

bolo de cenoura fofinho de liquidificador
Outro ângulo agora, nham nham!

Perfeito para uma segunda feira cinzenta como hoje!

+ Aprenda a fazer uma Flor de Avocado para deixar seus pratos ainda mais bonitos! +

E você? Qual receita ativa a sua memória afetiva?

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!