Biscoito de Polvilho Caseiro | Magali Cozinha

Biscoito de polvilho é aquele tipo de besteirinha que só dá pra parar de comer quando acaba o pacote, certo? E se eu te disser que dá para fazer biscoito de polvilho caseiro?

+ Coma um bom pão de queijo e tome um excelente café no Isso é Café do Mirante 9 de Julho +

Na minha missão de dominação mundial dos próprios itens da minha despensa, descobri um restinho de polvilho azedo perdido na gaveta e com vontade de testar coisas novas e de continuar deixando de comprar alimentos industrializados, resolvi fazer os meus próprios biscoitos de polvilho.

O resultado ficou bem legal e o que eu mais gostei é que você pode ter duas preparações diferentes, dependendo do tempo de forno. Se deixar menos tempo e o biscoitinho mais macio, vai ter algo bem parecido com uma massa de pão de queijo sem queijo. E se deixar mais tempo no forno, aí vai ter o verdadeiro biscoito de polvilho, sequinho e crocante.

Também é legal pensar que dá para criar variações da receita acrescentando ingredientes como gergelim, queijo ralado, chia, ervas desidratadas, cúrcuma, pimenta ou qualquer outra coisa que a sua imaginação permitir.
Variações de formato também são possíveis, mas como eu e o saco e bico de confeitar não temos tanta intimidade assim, preferi não arriscar e fazer apenas os tradicionais palitinhos.

Tudo isso e a sensação de orgulho de ter feito algo com as próprias mãos. Uma delícia de lanchinho de tarde para essa segunda!

+ Aprenda a fazer leite de amêndoas em casa +

Biscoito de polvilho caseiro

biscoito de polvilho caseiro

(Rende uns 20 biscoitos)

Ingredientes:

  • 230g de polvilho azedo
  • 90 ml de leite
  • 90 ml de óleo vegetal
  • 90 ml de água
  • 1/2 ovo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

+ Hommus industrializado? Que nada! Faça o seu próprio hommus em casa +

Modo de preparo:

Misture o polvilho azedo com o sal e reserve.

Leve ao fogo o leite e o óleo vegetal até ferver. Despeje essa mistura ainda quente sobre o polvilho e misture bem até os ingredientes juntarem e ficarem com textura de farofa grossa.

Adicione o ovo e misture bem. Se você estiver em dúvida sobre como medir meio ovo, basta quebrar o ovo em um potinho e batê-lo bem com o garfo. Aí é só usar metade disso e dar outro uso para o restante.

Vá adicionando a água aos poucos, mexendo bem, até obter uma massa consistente, mais grossa que uma massa de bolo, por exemplo. A quantidade de água varia da temperatura e do polvilho que você utilizar, mas na minha receita, eu usei um pouco mais da metade dos 90 ml. A massa deve ficar bem pegajosa e grossa.

Bata a massa na batedeira por uns 10 minutos, até ela ficar bem lisa.

Enquanto isso, unte e enfarinhe uma forma para colocar os biscoitos.

Coloque a massa em um saco de confeitar e com um bico liso (sem bico também funciona), faça biscoitos do formato que quiser, desde que eles tenham a mesma espessura e tamanho parecidos, para assar por igual. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 25 minutos ou até atingir a consistência desejada. Só não deixe eles secarem muito no forno para não ficarem muito duros depois de esfriarem. O tempo de forno depende do tamanho dos seus biscoitos e de como você quer eles. Os meus, para ficarem bem crocantes, assaram por 25 minutos.

Deixe esfriar sobre uma grade. Depois de frios, é só comer até acabar o potinho. Se ainda sobrar algum, guarde em um recipiente bem fechado, para eles não amolecerem.

A segunda fica até mais divertida com esses biscoitinhos!

 

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

 

Veja mais receitas da Magali Viajante:

+ Torta de limão da Bela Gil
+ Abobrinha empanada com parmesão: um aperitivo rápido e delicioso

+ Pudim de doce de leite
+ Missi Roti: o pão indiano vegano que não consigo parar de comer
+ Bolo de limão siciliano e lavanda
+ Poke havaiano: como fazer
+ Canjiquinha cremosa com queijo sem desperdício
+ Bolo de banana da Bela Gil
+ Nhoque de semolina: receita do Panelinha testada e aprovada
+ Cold brew coffee: como fazer

 

Reserve o seu hotel por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!