Barrinha de Goiabada para tomar com Café

Não, essa não é uma receita de barrinha de cereal saudável, pra comer antes do treino ou entre as refeições sem peso na consciência. Aliás, barrinhas de cereais tradicionais são uma das coisas que eu acho mais repugnantes (porque as de proteína conseguem ser piores), como diz o meu marido, parece que você está comendo raspinha de lápis que fica dentro do apontador.

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez até hoje +

Essa que eu vou ensinar, é uma barrinha que até tem alguns elementos saudáveis, como o óleo de coco e aveia, mas que é perfeita pra aquele momento de indulgência, pra tomar com um café bem quentinho, feito na hora, no meio da tarde. É aquele tipo de comida que é uma delícia por si só, mas mostra todo o seu potencial junto com uma xícara de café.

+ Onde tomar café da manhã em SP +

É uma receita muito simples de fazer e serve para vários propósitos: pode ser uma sobremesa depois do almoço, se você cortar em micro pedaços, pode servir como petit four para acompanhar o café ou o chá e cortada em quadradinhos e em uma embalagem bonita, vira uma lembrancinha de fim de ano bem fofa e gostosa.

+ Os melhores restaurantes de 2015 na opinião da Magali +

Eu fiz essa barrinha porque tinha uma goiabada que estava fazendo aniversário esquecida na geladeira e queria usar de alguma forma diferente. Aliás, a maioria das minhas receitas ultimamente tem saído por este propósito: usar coisas que estão na geladeira há um tempo ou encostadas no armário para que elas não estraguem. Com isso, tenho saído das receitas e das comidas de sempre. Recomendo a todos que façam isso. Antes de pensar o que você vai cozinhar hoje, escolha um ou dois ingredientes que você já tem em casa e faça sua produção ao redor destes itens. Você come gostoso e desperdiça menos comida. Bom, não?

Mas deixa de conversa e vamos para a receita:

Barrinha de Goiabada
(Rende uma forma de bolo inglês pequena, de 20cm x 10cm x 5cm)
Goiabada
Ingredientes:
– 1/2 xícara de óleo de coco
– 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 1 ovo
– 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
– Zests e suco de 1 limão
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1/2 xícara de aveia em flocos
– 1 1/2 de corn flakes
– 1/2 xícara de coco ralado (é melhor usar o fresco, mas se você não tiver, pode usar o seco mesmo, desde que não seja adoçado)
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de sal
– 300g de goiabada (eu usei goiaba cascão, mas você pode usar qualquer uma que tiver em casa)

Modo de preparo:

Na batedeira, bata o óleo de coco e o açúcar mascavo até obter uma mistura homogênea. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Acrescente o extrato de baunilha, o suco e a zest do limão e bata por mais alguns segundos.

Junte a farinha, a aveia, o cornflakes, o coco ralado, o fermento e o sal. Bata na velocidade mais baixa da batedeira até tudo estar bem misturado e a massa começar a soltar da lateral do bowl. Deixe essa mistura por 30 minutos na geladeira. Aqueça o forno a 190°C.

Enquanto a massa descansa na geladeira, unte a forma de bolo inglês com manteiga, coloque papel manteiga por cima e unte o papel com mais manteiga.
Não se esqueça de forrar e untar bem as laterais da forma, senão sua barrinha não irá soltar.
Corte a goiabada em cubos pequenos.

Após os 30 minutos, tire a massa da geladeira e coloque 1/3 dela no fundo da forma, apertando bem com os dedos para que ela fique compacta. Leve ao forno por 10 minutos e coloque o restante da massa na geladeira.

Ao sair do forno, coloque metade da goiabada em cima da massa, espalhando bem para que todos os pedaços da barrinha tenham recheio.
Por cima do recheio, coloque mais um terço da massa que está na geladeira (e devolva o restante pra lá) e pressione bem para compactá-la novamente. Leve ao forno agora por 15 minutos.

Tire do forno e espalhe o restante da goiabada em cima da segunda camada de massa. Coloque o que sobrou da massa da geladeira por cima e novamente aperte bem até ficar uma camada fina de massa. Leve ao forno por 40 minutos, até a superfície da massa ficar bem dourada.

Retire do forno e espere esfriar para desenformá-la. Com a ajuda do papel manteiga, tire a barrinha da forma e corte da forma como preferir (micro pedaços para usar como petit four, quadradinhos pequenos para presentear e pedaços maiores para a sobremesa).

Agora é só passar aquele café fresquinho e ter um momento só pra você!!!!

*Essa é mais uma receita testada do site Food52.

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

One comment

Comments are closed.