Arroz Doce | Especial Festa Junina

Chegou a época do ano mais esperada por muita gente: o inverno o mês das Festas Juninas!

+ A Magali Viajante acabou de voltar do Canadá! Veja como conseguir guias gratuitos de Ontário e região +

Tempo de comer muita coisa gostosa, ouvir música caipira e enfrentar o friozinho gostoso de SP pra ir em festas em locais que você não frequenta regularmente.
As festas juninas, julinas e até augustinas, tem milhares de fãs e eu conheço gente que gosta mais de festa junina do que de Natal.
Eu acho que não sou dessas, até porque no Natal sempre tem presente e alguns dias de férias envolvidos, mas gosto bastante de uma festinha caipira cheia de comida boa.

Até agora, só fui em um arraial este ano, mas pra não deixar o clima passar em branco, decidi começar a comemoração em casa mesmo. Como a melhor parte da festa junina pra mim é a comida, resolvi celebrar o tema – e me esquentar do friozinho – fazendo um Arroz Doce fresquinho.

Essa receita é um pouco diferente da comum, pois leva arroz japonês e raspas de laranja, mas eu garanto: fica uma delícia e super cremoso!
Ah! E aproveita que hoje começa o inverno e come o seu arroz doce quentinho. É o melhor jeito de aproveitar essa delícia!

E nada de preguiça ou de falta de tempo neste frio. Essa receita leva meia hora pra ficar pronta, então dá tempo de fazer ainda hoje.

+ Bolo de milho com goiabada: outra receita delícia para a sua Festa Junina +

Arroz Doce
(Dá pra quatro pessoas)
arroz doce
Ingredientes: 
– 100g de arroz japonês (eu usei o arroz japonês, pois fica mais macio e cremoso, mas também dá certo se você fizer com o arroz agulhinha)
– 750 ml de leite
– 150g de leite condensado
– 1 unidade de canela em pau
– 2 cravos da Índia
– 1 pitada de sal
– Raspas de 1 laranja

Modo de Preparo:

Lave e escorra o arroz.

Em uma panela, coloque o arroz, o leite, a canela em pau, o cravo, o sal e as raspas de laranja. Leve ao fogo alto até ferver. Mexa de vez em quando para que o arroz não grude no fundo da panela.

Depois de ferver, abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por uns 8 minutos, ou até o arroz ficar macio e cozido. Se você usar o arroz agulhinha, o tempo de cozimento será de aproximadamente 15 minutos.
Mexa de vez em quando e retire a nata do leite que se formará na superfície.

Quando o arroz estiver quase no ponto (8 minutos para arroz japonês, 15 minutos para o agulhinha), adicione o leite condensado, misture bem e cozinhe por mais cinco minutos. Está pronto!

Dica que vale ouro: Caso o arroz já esteja bem cozido antes de colocar o leite condensado, retire todos os grãos de arroz com a ajuda de uma peneira ou escumadeira e leve somente o líquido para finalizar a cocção. Depois, junte o arroz à mistura de leite e leite condensado. Dessa forma, o arroz não passa do ponto e não fica empapado.

O legal do arroz doce é que ele “muda de cara” dependendo do que você colocar por cima. Eu gosto de servir em diversos copos diferentes e com várias coberturas, para criar um visual bem divertido.
Você pode utilizar desde a tradicional canela em pó até raspas de laranja, amendoim ou paçoca por cima. Essa parte fica por sua conta, com as coberturas que você preferir!

Depois que eu provei esse arroz doce, confesso que entendi o porquê tem gente que acha a Festa Junina a melhor comemoração do ano!

+ Aprenda a fazer Curau, porque milho nunca é demais! +

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

2 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *