Aprenda a Fazer uma Típica Empanada de Pino Chilena


Uma música para o Hans Peter!

Essa receita de hoje é de um amigo chileno, com nome alemão, que conheci na França e que hoje mora em Berlim.

O Chile é um país controverso gastronomicamente. Há discussões se o Pisco e o Ceviche são peruanos ou chilenos. O pebre chileno é muito parecido com o nosso vinagrete e sempre há aquela discórdia geral entre amigos sobre qual é a melhor empanada: a chilena, a argentina, a uruguaia ou a boliviana.
Eu não vou entrar no mérito da questão, pois acho que todas elas são diferentes, cada uma com suas características.

+ Sendo peruano ou chileno, aprenda a fazer um ceviche delicioso em casa + 

Mas o Hans Peter, esse amigo que falei no começo do post, é um cozinheiro dos bons e me ensinou essa receita que me fez cair de amores pela empanada chilena.

+ A empanada do Seu Zé é boa? + 

O pino, na verdade, é a mistura de carne + cebola e temperos que é o recheio desta empanada, mas você pode variar o recheio como quiser. Eu recomendo que você prove essa, que é a mais típica e deliciosa, mas depois, a sua criatividade é o limite.

Empanada de Pino Chilena
(Rende cinco empanadas grandes)
empanada de pino chile
Ingredientes para a massa:

– 330g de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento químico
– 40mL de gordura de bacon derretido
– 50 mL de água
– 120 ml de vinho branco
– 1 gema
– 1 colher de sopa de sal

Para o Pino:

– 300g de coxão mole (não use carne moída, a carne aqui tem que ser cortada em cubos pequenos)
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho
– 2 ovos cozidos
– 2 colheres de sopa de uvas passas brancas
– 120ml de caldo de carne (de preferência feito em casa)
– 5 azeitonas verdes sem caroço
– 1 pitada de páprica picante
– 1 pitada de cominho
– 1 pitada de orégano
– óleo de soja ou outro óleo vegetal

– 1 gema de ovo para pincelar a massa

+ Já foi no La Guapa? Tem boas empanadas em SP +

Modo de preparo:

Para preparar a massa, junte a farinha e o fermento, coloque-os sobre uma superfície limpa, e faça um pequeno orifício no meio do buraco, nele coloque uma gema, a gordura do bacon e a água misturada com o sal. Mexa lentamente com as pontas dos dedos até obter uma textura arenosa. Adicione aos poucos o vinho, misturando sempre com os dedos. Quando terminar, a massa deverá estar lisa e homogênea. Deixe fermentar coberta com um pano por 15 minutos.

Para o recheio, corte as cebolas e o alho finamente e os coloque para refogar com o óleo em uma frigideira em fogo baixo. Corte a carne em cubos pequenos, polvilhe farinha de trigo, retire o excesso e frite os cubos em uma panela com óleo até que estejam dourados. Adicione as cebolas, o alho, o cominho, a páprica, o orégano, e o caldo de carne. Deixe que cozinhem em fogo baixo até que a carne esteja macia e o caldo encorpado. Adicione as passas e reserve sob refrigeração. Quanto mais frio estiver o recheio, mais fácil será para colocá-lo dentro das empanadas. Corte cada ovo em 6 partes.

Separe a massa em cinco partes iguais, abra com um rolo de massa até uma espessura de três a quatro milímetros. Recheie cada uma com dois pedaços de ovos, uma azeitona e uma colherada grande do recheio. Dobre as bordas para o lado de dentro e cole-as com água. Adicione uma pitada de sal e duas colheres de sopa de água à ultima gema. Misture com um garfo e pincele as empanadas com este egg wash antes de ir ao forno, que deve estar pré-aquecido a uma temperatura de 200°C. Deixe por uns 40 minutos, até dourar.

empanada de pino de chile
Antes de ir ao forno, com o eggwash

Esta mesma massa pode ser frita também, resultando em uma versão também muito popular no Chile, mais parecida com o nosso pastel. Receitinha ótima para fazer no feriado de sexta!

Uma das coisas que eu mais gosto quando preparo empanadas em casa é fazê-las com recheios diferentes, porém todas no mesmo formato. Assim, o recheio é sempre uma surpresa pra mim e para meus convidados e acabamos comendo outros sabores que normalmente não provaríamos. É divertido!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

3 comments

Comments are closed.