Alagoas: 6 Atrações Para Conhecer Fora de Maceió

Quando pensam em Alagoas, a maioria das pessoas automaticamente lembram de Maceió. Apesar da capital do estado realmente ser linda e cheia de encantos (que eu já falei em posts anteriores aqui no blog), Alagoas tem muitos outros atrativos que estão fora da sua capital.

+ 15 coisas que você não pode deixar de comer em Maceió +

Por isso, no post de hoje vou mostrar 6 atrações fora de Maceió que merecem a sua atenção em Alagoas. E assim, quem sabe, na sua próxima viagem, você não dá uma esticadinha até esses destinos incríveis?

1. Praias do Litoral Norte

alagoas são miguel dos milagres
Praia de Tatuamunha, no Litoral Norte alagoano

Talvez esse seja o destino mais conhecido de Alagoas depois de Maceió.
Nos últimos cinco anos, houve um boom das praias do litoral norte do estado e de repente todo mundo quer ir pra lá.
Eu super entendo o buzz: as praias são lindíssimas, o cenário é de tirar o fôlego e você tem a impressão de ter aquele cantinho de paraíso só pra você, se estiver lá fora do Carnaval e Réveillon.

O litoral norte de Alagoas é bem grande e vai desde Jacarecica, Guaxuma e Praia da Sereia, logo na saída de Maceió; passa por Ipioca e Paripueira (uma das minhas praias preferidas), até chegar a São Miguel dos Milagres e Maragogi, quase na divisa com Pernambuco.

O hype mesmo está na Costa dos Corais, região que abriga a cidade de São Miguel dos Milagres e suas prainhas maravilhosas, como Carro Quebrado, Tatuamunha e Japaratinga. Praias de água limpíssima, cristalina e morna, como se fosse de um chuveiro elétrico, areia branca, fofa e fininha, praias tranquilas, rasas e sem correnteza, verão o ano inteiro, pouca gente e pouca estrutura, que dá aquele ar meio rústico. Nada melhor que isso, não é mesmo?

Mas a verdade é que você vai se dar bem em qualquer praia que for. Se a intenção é ficar mais perto da cidade, Paripueira resolve super bem.
Se quiser ir mais longe, Tatuamunha é uma praia ótima para relaxar e ir em casal. Por lá dá pra se hospedar na Pousada Borapirá, pé na areia, estrutura ótima e um convite ao romance.
Ainda não fui, mas sei que a nova praia da moda é a do Marceneiro, também na região.

Ou seja, pegue o carro, tenha bastante tempo disponível e vá parando de praia em praia, até chegar em Pernambuco. Você vai se apaixonar!

+ Aprenda a fazer uma Torta de Carne com Cerveja Escura para esquentar suas noites +

2. Foz do Rio São Francisco

alagoas rio são francisco
Foz do Rio São Francisco

Saindo do litoral norte e indo para o extremo sul do estado, a dica é um dos passeios mais bonitos que eu já fiz na minha vida (e que está em alta por causa da novela da Globo): a foz do Rio São Francisco.
Você pode fazer o passeio de duas formas: de barco ou de buggy. Eu fiz de barco e super recomendo.
Você tem que dirigir até a cidadezinha de Piaçabuçu (cerca de 15o km de Maceió) e de lá pegar um barco que navega pelo lindo rio São Francisco.
Depois de uns 40 minutos de viagem, você chegará à foz do Rio São Francisco, que é onde o rio desemboca no mar. Lá, você descerá do barco e andará por dunas imensas que guardam algumas pequenas lagoas e piscinas naturais.

A paisagem é inacreditável de linda e certamente, é um dos passeios mais bonitos que existem em Alagoas.

O legal é ir cedo e passar parte do dia aproveitando as dunas, a água fresca e o visual incrível do Velho Chico.

Imperdível!

+ Assista no YouTube quais são os cinco passeios que você tem que fazer em Maceió +

3. Penedo

alagoas penedo
Penedo e suas igrejas históricas


Já que você está pela região sul, vale a pena dar uma pernadinha e ir até Penedo, cidade com grande importância histórica para Alagoas e para o país.
Penedo é uma cidadezinha histórica linda, que fica às margens do São Francisco e é uma das cidades limite de Alagoas: de um lado do rio, é Penedo, Alagoas, do outro lado do rio, é Neópolis, Sergipe (dá até pra ir de um estado ao outro de balsa, já fiz essa travessia algumas vezes e é bem legal).

Penedo é daquelas cidades charmosas, cheia de vida e de história, e que você tem vontade de ficar o dia inteiro explorando suas ruas de paralelepípedo, descobrindo cada cantinho, se perdendo nas igrejas e no tempo.
Vale a pena visitar as igrejas de Penedo, de arquitetura barroca, e ouvir muitas das histórias do tempo da colonização e da escravidão. Te desafio a olhar atentamente os altares das igrejas e a achar os locais onde os padres escondiam os escravos de seus senhores, na época.
A cidade também tem diversos museus que contam a história do Brasil colônia.

Legal também é estar em Penedo na época das principais festas da cidade: o Carnaval da cidade é super famoso e anima a cidade inteira com blocos tradicionais. A outra festa que marca a cidade, e na qual eu já estive é a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em que a cidade inteira para em volta do rio para celebrar e agradecer nesta comemoração católica. Eu não sou católica e nem ligo para santos, mas a cidade fica linda e com um clima muito legal.

4. Marechal Deodoro

alagoas lugares turísticos
Casas tradicionais de Marechal Deodoro


Seguindo pela parte histórica (e você nem sabia que Alagoas tinha muito mais a oferecer além das praias maravilhosas), outra cidade que você precisa conhecer é a pequenina e encantadora Marechal Deodoro.

Ela fica pertinho de Maceió, é a cidade que abriga a famosa Praia do Francês e a região da Massagueira e tem um acervo histórico incrível. Você sabia, por exemplo, que Deodoro da Fonseca, que dá nome à cidade, foi o primeiro presidente do Brasil?
A cidade hoje é considerada Patrimônio Histórico Nacional e suas igrejas e museus tem sido restaurados.

É bem legal passear pela cidade para entender um pouco melhor a história das capitanias hereditárias, das sesmarias, do Pau Brasil e dos portugueses, franceses, holandeses e índios que passaram por aqui.

A cidade em si é bem bonitinha e agradável e os monumentos históricos estão bem conservados, o que tornam o passeio à Marechal Deodoro uma experiência muito agradável.

Um desafio para você na cidade: lá você pode tentar descobrir o significado de “sem eira nem beira”. É aprender na prática!

5. Praias do Litoral Sul

alagoas praia do frances
Praia do Francês

Assim como no litoral norte, as praias do Litoral Sul de Alagoas também são incríveis.
Desde a Praia do Francês, que é a mais perto de Maceió, passando por Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Coruripe até o Pontal do Peba, todas são muito bonitas e com um visual bem diferente.

A que eu mais recomendo é a Praia do Francês, que apesar de ser bem turística, tem um equilíbrio interessante entre estrutura, limpeza, tranquilidade e agito.
Se você quiser ir em bares, restaurantes e ver gente bonita, tem. Mas se quiser ficar mais de boa, só tomando um sol e pegando uma prainha, é só ir para o lado dos surfistas que é bem mais tranquilo.
Eu fui pra lá em abril de 2016 e achei que a praia estava excelente.

+ Veja como é se hospedar no Jatiúca Resort, o único hotel pé na areia de Maceió +

6. Coqueiral da Praia do Gunga

praias de alagoas gunga
Coqueiral da Praia do Gunga


Ok, a Praia do Gunga não é, nem de longe, a melhor opção que você vai encontrar na região. A estrutura é ruim, as barracas não são muito boas e ela fica insuportavelmente cheia.
Mas tem uma coisa que só a Praia do Gunga tem: o coqueiral!
Logo na entrada do Gunga, tem um mirante que você pode subir e ver a infinidade de coqueiros, todos alinhadinhos, à beira da praia.
A imagem é grandiosa e impressiona.
Pra quem não sabe, Alagoas é um dos maiores produtores de coco e produtos de coco do Brasil. É no estado que fica a fábrica da Sôcoco e da Copra. Ou seja, boa parte do leite de coco, coco ralado e óleo de coco que você consome são alagoanos.
Por isso, existem em todo o estado imensas fazendas de coco, com coqueiro até onde o seu olho alcançar. E o visual dessas fazendas, especialmente do alto, é muito bonito mesmo. Sabe aquela visão que vem à cabeça quando alguém diz sombra e água fresca? É exatamente essa aqui!

Então, já sabe, quando estiver no litoral sul, vale dar uma paradinha no Gunga não para pegar praia, mas pra apreciar seus coqueirais gigantes.

Tenho certeza que você não sabia que Alagoas era um estado tão rico e tão cheio de atrações assim. Agora é só comprar a passagem e explorar a terra da minha família!

E você, já foi para outros destinos de Alagoas? Deixe suas dicas aqui nos comentários!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

3 comments

Comments are closed.