A Receita de Curau de Milho Mais Maravilhosa do Universo

“Aos 10 anos, percorria junto com sua irmã de sete, os 8 km que separavam sua casa da escola no lombo do cavalo. Não havia estradas, tampouco carros. A tranqüilidade da fazenda contrastava com o trabalho duro da lavoura.

Mesmo com o pouco que tinham, aprendiam desde cedo a tirar o melhor do que o campo oferecia. Foi assim que ela aprendeu a preparar o curau, a polenta e a pamonha. Hoje iguarias, estes produtos do milho muitas vezes eram tudo o que eles tinham pra comer.”

Esse é um pequeno trecho do livro que escrevi com o Thiago sobre receitas, encontros, amigos, sabores. Ele nunca foi publicado, por questões burocráticas, mas está prontinho, quem sabe um dia não tomo coragem e corro atrás de um editor?

Essa história acima é a da avó dele, Kimi, que faz o melhor curau de milho da existência humana.
Ela me ensinou a fazer essa receita passo a passo, mas mesmo que eu me esforce e siga tudo à risca, nunca fica tão gostoso quanto o dela. (É a famosa questão afetiva…)

+ Aprenda a fazer tempurá com a dona Luiza, a outra avó do Thiago +

Esse foi o máximo que ela topou aparecer...
Esse foi o máximo que ela topou aparecer…

Mas compartilho essa receita aqui, para que façam, repliquem, façam suas versões, refaçam, testem e comam muito. Afinal não é só em época de festa junina que se deve comer milho, né?

+ Bolo de Milho com Goiabada: delícia para o café da manhã de sábado +

Curau de Milho
(receita para um curau grande):
Curau de Milho - Magali Viajante

– 9 espigas de milho médias (em torno de 250g cada uma)
– 1 litro de água
– 450 g de açúcar

Modo de preparo:

Tem que ser de milho de verdade!
Tem que ser de milho de verdade!

Limpe as espigas, retirando todos os “cabelinhos” e a palha. Debulhe os grãos com a ajuda de uma faca. O que restar na espiga raspe com uma colher de sopa, sempre da parte mais grossa para a mais fina da espiga.
Receita de Curau - Espiga de milho - Magali Viajante

Bata o milho no liquidificador com a água.

Escorra o conteúdo em uma peneira grande sobre uma panela. Com a ajuda das mãos pressione a polpa contra a peneira. Assim que não houver mais liquido, descarte o que sobrou do milho e fique somente com o “caldo”.

Receita de Curau - Passando na Peneira - Magali Viajante

Leve ao fogo alto mexendo sempre. Misture o açúcar aos poucos e quando começar a engrossar, abaixe o fogo e continue mexendo por aproximadamente 10 minutos. A coloração se tornará amarelo bem brilhante.

Receita de Curau - Na panela - Magali Viajante

Verta o líquido sobre uma travessa de cerâmica funda ou sobre um pirex. Caso prefira, você pode colocar o curau em formas individuais.

Espere esfriar sem cobrir com filme plástico, para formar aquela película gostosa em cima. Guarde sob refrigeração.

Corte um pedaço generoso e se delicie!

+ Bolo de mel e amêndoas: para conquistar de vez o bofinho +

Depois me conta se não é o melhor curau que você já comeu.
Ela vai me matar quando souber que eu publiquei essa receita aqui!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram, Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

3 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *