6 Motivos Para Gastar Tempo nas Estações de Trem de Tóquio

Sempre que alguém me pede dicas de lugares turísticos para visitar em Tóquio, eu sempre incluo a Tokyo Station ou outras estações de trem no roteiro. Algumas pessoas estranham e me perguntam o que tem de tão incrível assim nas estações: se é arquitetura, se são prédios históricos ou se tem algum roteiro cultural por ali. Na verdade, não são nenhum destes três motivos. Mas se você também ficou curioso para saber o porquê você deveria passar bastante tempo nas estações, vem comigo que eu te mostro os meus seis motivos.

+ Assista essa e outras dicas do Japão no canal do Youtube da Magali +

1. É uma forma de entender o japonês e suas particularidades.

estações de trem Tóquio Japão
Cena típica de uma estação de trem de Tóquio

 

Pra quem gosta de aspectos culturais locais quando viaja (eu adoro!), as estações de trem japonesas são lugares excelentes para entender um pouco da cultura do japonês e de como a sociedade se organiza.

No Japão, todo mundo pega o metrô e trem pra tudo. Rico, pobre, donas de casa, executivos, crianças, jovens. Todo mundo mesmo. É um meio de transporte muito eficiente e muitos japoneses nem tem carro, pois o metrô resolve a vida.

Por isso, se você passar em uma estação de trem em horários diferentes, vai ver pessoas muito diferentes e entender um pouco melhor os “personagens” da sociedade japonesa.
Por exemplo: de manhã e no começo da noite, vai encontrar diversos executivos bem-vestidos indo e voltando do trabalho. Também vai ver muitos adolescentes e pré-adolescentes (alguns bem novinhos) indo para a escola.
À tarde, verá donas de casas com sacolas. Amigos indo passear. Idosos fazendo as suas atividades diárias.
Dependendo da estação, vai ver pessoas vestidas com roupas de mangás e animês.
Tarde da noite, vai ver os mesmos executivos (tentando) voltar pra casa super bêbados.

Nas estações de trem e metrô, também aprendi que os japoneses adoram marcas. É comum você ver mulheres com os últimos lançamentos das marcas de luxo como Goyard, Louis Vuitton e Gucci. Tudo original, é claro!

Aprendi também que o japonês vive no seu próprio mundo e evita o contato com desconhecidos, sempre! Nas estações, eles estão sempre andando apressados, mesmo que não tenham pressa pra chegar em nenhum lugar e dentro dos trens, absortos em seus livros, jogos ou sonhos. Não rola aquele papo “Nossa, metrô tá muito cheio hoje!”.

Também vi que não tem perigo nenhum nesses lugares. As pessoas contam boas quantias de dinheiro dentro dos trens, andam com as bolsas abertas e não tem nenhum hesitação em tirar o último iPhone do bolso. Porque simplesmente nada vai acontecer.

Você também vai ver alguns turistas e estrangeiros perdidos nas estações (como eu), tentando achar a plataforma ou o trem certo.

As adolescentes usam saias super curtas. Os executivos (homens e mulheres) usam todos as mesmas roupas. Você pode adivinhar a idade de uma pessoa pelo estilo, pela roupa e acessórios que ela está usando, pois ninguém é diferente ou ponto fora da curva.

Tudo isso (e tem muito mais coisa legal) ninguém me contou, nem li em um guia de turismo de curiosidades sobre o Japão. Eu vi isso em uma simples sentada em uma estação. É claro que dá pra você não prestar atenção em nada disso também, mas você vai perder tanto. É só ajustar o foco e tcharams, você já terá aprendido muito sobre o país.

+ Descubra quais são as onze coisas que você NÃO deve fazer no Japão +

2. Você pode fugir do frio e do calor

O Japão é um país de temperaturas extremas, tanto de frio como de calor. Pra quem acha que o verão de SP é quente, é só passar umas férias de julho por lá pra achar o janeiro daqui “refrescante”.

E por mais que quando a gente está de férias, a gente quer aproveitar o tempo todo, chega uma hora que o clima pesa e pede um lugar mais quentinho, ou mais fresquinho.

Não quer entrar em nenhuma loja ou restaurante? Corre pra uma estação de trem. Dá pra aquecer o seu coraçãozinho ou refrescar sua cabeça, sem precisar consumir nada.

+ Sete pontos turísticos de Tóquio para incluir no seu roteiro +

3. Tem banheiro limpo.

Uma das minhas principais preocupações da vida em viagens é se vai ter lugar para fazer aquele pitstop no banheiro entre uma atração e outra.
Não tem nada mais desagradável do que estar apertado e só encontrar banheiro imundo ou lojas que só liberam “a casinha” para clientes. É desesperador! E pode dar risada de mim, porque se você ainda não passou por essa situação, pode ter certeza de que vai passar. Acontece em toda viagem!

Mas no Japão (para a alegria de todos), tem banheiros nas estações de metrô e trem e o melhor: eles são super limpos e gratuitos! Pode confiar!

Então já sabe: se der um nó na tripa, corre pras estações de trem!

+ O que você TEM que fazer no Japão +

4. Dá pra fazer umas comprinhas.

kit kat
Olha o tanto de variedade de Kit Kat que você pode comprar em uma estação de trem

 

As estações de trem em Tóquio (e em muitas outras cidades do Japão) são verdadeiros shopping centers. Tem de tudo lá dentro.
Dá pra comprar comida, chocolate pra trazer de presente, bolsa, sapato, livro e até roupa da Uniqlo.

É legal que aí você não precisa ficar carregando um monte de coisas o dia inteiro. Na volta para o hotel, já passa na estação e compra suas bugigangas. E nem precisa entrar em shopping.

+ Quer saber o que trazer do Japão? A Magali dá a dica +

5. Tem comida muito boa.

lamen
O lámen que eu comi na “Lamen Street”

A quantidade e a qualidade dos restaurantes e lanchonetes dentro das estações de trem no Japão é impressionante.
Dá pra você se alimentar somente nesses lugares durante a sua viagem toda e com certeza você terá comido muito bem.

boulangerie paul bocuse
Boulangerie do Paul Bocuse, dentro da Tokyo Station

Na Tokyo Station, por exemplo, tem a Lamen Street, uma rua dedicada exclusivamente ao lámen. São vários restaurantezinhos, cada um servindo um tipo de lámen.

Estações de trem JPN - Lámen street - Magali Viajante
“Lamen Street”

Lá também tem uma padaria do Paul Bocuse e alguns açougues com as carnes mais lindas (e inacreditavelmente caras) que você já viu.

Estações de trem JPN - Açougue - Magali Viajante
Sim, isso é um açougue dentro da estação

O nível da comida nas estações é tão alto que tem até alguns lugares super famosos que você só encontra dentro do metrô, tipo o Cheesecake LeTao (um dos melhores que eu já comi na vida), que é famosíssimo da região de Hokkaido e que em Tóquio, você encontra em uma estação de trem.

As confeitarias das estações tem doces que parecem saídos de fotos de livros de alta gastronomia. Em Ueno, por exemplo, você vai achar uma maravilhosa.

ueno station restaurants
Confeitarias de Ueno

Você nunca vai ter visto uma quantidade tão incrível de bentôs (e de tantos tipos diferentes) como nas estações de trem.

tokyo station
Bentôs da Tokyo Station

E tem mercado, tem padaria, lugar de sushi, lámen, suco, sopa e se você não tiver muito dinheiro, dá pra entrar em uma loja de conveniência e comprar só um oniguiri. Eles também são deliciosos!

Tudo isso dentro da estação de trem!

+ Aprenda a fazer karê, um prato super tradicional que os japoneses comem em casa +

6. Por tudo isso, é um ótimo lugar pra encontrar os amigos.

arashiyama
Acredite ou não, essa exposição estava acontecendo na estação de Arashiyama

Tem opção de comida para todos os gostos e bolsos; dá pra você comprar uma lembrancinha pra aquele amigo que não vê há tempos; é um lugar super democrático pois recebe pessoas de todas as idades/ se vocês quiserem ficar só conversando, sem gastar nada, também dá e ainda por cima, é fácil para ambas as partes chegarem.
Que shopping que nada! Rolê no Japão agora é nas estações de trem!

+ Tá indo para o Japão? Então escolha a ANA como sua companhia aérea +

E aí, deu pra entender porque eu gosto tanto das estações?

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

One comment

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *