4 Dicas Para Melhorar as Suas Fotos de Comida | Collab Magali #2

Hoje quem invade o Magali é a Cris Maccarone, publicitária e confeiteira que manda muito bem na hora de produzir e tirar fotos de comida. Ela também é a dona do blog Degustando Hitchcock, que você precisa conhecer. Vai lá!

+ Veja o primeiro Collab do Magali, com o Daniel Pires, do Monday Night Burgers +

Se você ama cozinhar, comer e fotografar como eu, ou, se você não gosta taaaaaanto de ir para o fogão mas, ainda assim, adora comer e fotografar para postar nas mídias sociais, hoje eu vou dar algumas dicas básicas para que suas fotos fiquem ainda melhores e façam todos babar, literalmente.

A ideia não é te transformar em um fotógrafo profissional, até porque eu também não sou, mas fui diretora de arte em agências de propaganda antes de me dedicar ao mundo das delícias culinárias. Vamos lá:

1. Enquadramento

Você não precisa, necessariamente, colocar o objeto a ser fotografado no centro da foto, ele pode estar ligeiramente deslocado para o um lado ou para o outro. Aliás, pode até ter um corte e mostrar somente uma parte do prato. Esse tipo de recurso faz com que a foto tenha um certo movimento, fazendo com que quem a vê, faça um caminho com os olhos até chegar à parte mais importante da foto.

como tirar fotos melhores
Lembre-se, o prato é o mais importante, mas preste atenção no que está em volta. Cuidado para não enquadrar algo que não tem nada a ver com a produção. Se a foto está linda, mas só depois você viu que aparece algo em quadro que não deveria estar lá, corte!
como enquadrar suas fotos
Ah! E muita atenção no foco. Se a foto saiu fora de foto, descarte-a! É melhor refazer. Se não for possível, não poste nada. Lembre-se que a foto tem que despertar nos outros vontade de comer.

+ Filmes para quem é apaixonado por comer +

2. Produção

Se você está em um restaurante, muitas vezes, a produção já estará pronta. Mas, se você irá fotografar em casa, será necessária alguma produçãozinha, mesmo que pequena. Primeiro pense em que fundo o prato estará. Ele precisará dar destaque ao prato. Depois, pense nos complementos. Você poderá deixar a comida ainda mais apetitosa colocando talheres, guardanapos, alguns ingredientes que foram utilizados na preparação. Se a comida for monocromática, por exemplo, este é um recurso ótimo para dar cor na foto.
como produzir fotos bonitas para mídias sociais

3. Cores

Falando em cores, a coisa mais importante para uma foto de comida é que a comida fotografada tenha sua cor real. Cuidado com fotos em que as cores ficaram desbotadas, meio acinzentadas… dá uma tristeza… Não esqueça, comida é alegria!

Uma forma de valorizar uma cor é colocar próximo uma outra cor que intensifique a primeira. Por exemplo, se a preparação é vermelha você pode colocar algo verde para reforçar o vermelho. Mas se você acha que não pode colocar nada verde no prato pois não foi utilizado na preparação ou não combina em sabor e tal, coloque fora. Pode ser um guardanapo, uma toalha, um ingrediente ou qualquer outra coisa que funcione na composição da foto, acentuando a cor do que se deseja destacar!
como tirar fotos bonitas para o Instagram
4. Luz

Para conseguirmos um resultado interessante de cor, precisamos ter luz. Ok, agora começou a complicar, né? Mas isso se você estiver pensando naqueles estúdios cheios de equipamentos, refletores e tal. Para fotos amadoras, um bom recurso é a luz natural, aquela que vem da janela. Rendem as melhores fotos. As lâmpadas que temos em casa podem alterar a cor do ingrediente e deixar sombras muito marcadas e feias.

+ Livros para se deliciar +

Vamos a luz natural: primeiro que esse recurso restringe nosso horário de trabalho, mas é só se organizar para aproveitá-lo no melhor momento. E qual é o melhor momento? Você vai precisar testar em que horário a luz incide mais bonita no objeto a ser fotografado. Outra coisa, também, é testar a posição dessa fonte de luz. As vezes o ideal é ir testando vários pontos da casa, ir andando, de cômodo em cômodo, com o prato na mão, para ver onde é o melhor lugar, onde a luz não dá nenhuma sombra, ou onde ela produz uma sombra interessante, que pode funcionar como um elemento a mais na composição.
fotos com luz bonita

Se a foto ficou boa mas poderia ficar ainda melhor, você pode  utilizar alguns recursos técnicos de tratamento de imagem.
Os filtros, que se tem à disposição fácil, fácil nos smartphones, nem sempre são recomendados. As vezes deixam a comida com cara de artificial.

Se for usar algum recurso de tratamento de imagem, você pode conseguir um “up” na sua foto corrigindo apenas o brilho, o contraste e, se necessário, um pouquinho da saturação.

fotos de comida para o Facebook
Olha a diferença de luz nessas duas fotos

fotos de comida para as redes sociais

Então, vamos fotografar? Agora é comida, luz, câmera e o som. Mas esse último, sou eu que mando:

Todas as fotos deste post são de Cris Maccarone, para o blog Degustando Hitchcock.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

One comment

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *