10 utensílios que todo cozinheiro precisa ter em sua cozinha

Voltando à série “10 coisas que todo cozinheiro deve ter em sua cozinha”, fiquei pensando que de nada adianta ter todos os ingredientes bacanas na despensa se você não tem as ferramentas necessárias para cozinhar, não é mesmo?

Então decidi fazer este post contando quais são os 10 utensílios que todo e qualquer cozinheiro que se preze precisa ter. Não significa que se você não tiver, não vai cozinhar bem. Afinal, quando queremos uma coisa, fazemos até de ponta cabeça. Mas com certeza, essas coisinhas irão facilitar a sua vida – e muito – na hora de fazer aquele jantar especial, e você não vai se sentir o MacGyver (gente, que velho) tendo que transformar uma caneta em um liquidificador para bater uma vitamina, hahaha… mas é assim que eu me sinto quando preciso cozinhar em certas cozinhas que não são a minha…

Alguns são bem básicos e você pode me dizer: “Deeerrr”. But trust me, tem gente que nem isso tem na própria cozinha.

Também quis criar uma lista bem realista e não com todos aqueles trambolhos escalafobéticos que só o Ferran Adrià sabe usar, e que a gente compra achando que vai mudar a vida e, no final das contas, fica encostado no armário. #Polishop

Então vamos lá, à lista dos itens que são importantes em uma cozinha:

1) Facas – afiadas – de diversos tipos e tamanhos

Esta é só uma parte do arsenal...
Esta é só uma parte do arsenal…

Pra mim, já é comum ir cozinhar ou mesmo fazer um suco na casa de alguém e descobrir que a pessoa não tem facas. Ou que ela só tem uma faca, e que a mesma, ainda por cima, está cega.
O mundo das facas é tão interminável e maravilhoso para os cozinheiros quanto os sapatos são para uma blogueira de moda.
Existem muitos tipos de facas no mundo, mas é óbvio que você não precisa ter todos eles. O que você precisa, na minha opinião:

Facas diversas - Magali Viajante

– Uma faca básica, do tipo Chef, com lâmina de aproximadamente 8 polegadas: essa faca vai ser o seu curinga na cozinha, serve para cortar quase tudo e será usada toda vez que você cozinhar, então vale a pena investir em uma de boa qualidade.
Sugestão: A Spicy está com uma boa promoção de facas. A do Jamie Oliver, que é ótima, está R$ 169. Vale a pena!

– Faca de serra: mas não aquelas pequenas, de serrinha, de cortar pão francês. Uma faca grande de serra vai ajudar você a cortar todos os tipos de pães sem amassar e esfarelar tudo, além de ser uma aliada para quem gosta de confeitaria. Seus bolos nunca mais serão cortados de qualquer forma.
E estranhamente, um segredinho: a faca de serra também é ótima para cortar tomates…

Faca de serra - Magali Viajante

– Cutelo chinês: essa aqui, a grande paixão do meu marido, acho mais indicada para quem já leva jeito na cozinha. Iniciantes podem ter acidentes sérios com essa faca, por ser muito grande e pesada. Mas para quem tem certa habilidade, é indispensável, serve para cortar juntas, cartilagens e ingredientes mais resistentes, que precisam de tração.
Na Liberdade você encontra uns ótimos!

ai, que meda...
ai, que meda…

– Faca de legumes: é uma faquinha pequena e afiada, que ajuda você a cortar coisas menores, e também faz às vezes de descascador, na falta de um.

Faca de legumes - Magali Viajante

– Faca de ostras: se você gosta de frutos do mar, como eu, não deixe de ter uma faquinha de ostras simples em casa. Ela é super baratinha e a única solução para abrir estes moluscos. Martelo não, né gente?

Faca de Ostra - Magali Viajante

*Faca é um tema tão complexo, que prometo um post para a próxima semana sobre como escolher a faca ideal para você!

 

2) Tábua de corte

Tábuas - Magali Viajante

Já que falamos de facas, precisamos desesperadamente falar sobre tábua.
Quer coisa mais irritante para cozinheiro do que ter que cortar coisas em uma tábua de vidro? Não gente, ela não é boa não, além de acabar com o fio da sua faca e correr o risco de quebrar.
Tábua boa mesmo, eram aquelas antigonas de madeira, mas concordo que não eram as mais higiênicas.

Se você puder, invista em uma tábua de bambu. Elas são lindas, super higiênicas e um pouco mais caras, mas duram que é uma beleza.

As de plástico com tratamento antibacteriano também são ótimas! E pelo amor de Deus, gente, comprem tábuas grandes. Ninguém merece ter que cortar um belo pedaço de carne, ou uma melancia numa mini tábua…

Outra dica bacana, se você tiver um dinheirinho disponível e realmente gostar da coisa, é comprar tábuas de cores diferentes para diferentes tipos de alimentos. Tipo: azul para peixes, vermelho para carnes, branca para legumes e verduras e rosa para frutas.
Aí sim a coisa se torna realmente higiênica e corta qualquer possibilidade de contaminação.

Dica que vale ouro: Na Tok & Stok agora eles vendem umas tábuas de polietileno super coloridas, que além de lindas, são ótimas para fazer esta divisão dos alimentos a serem cortados. Além disso, são levinhas e super fáceis de carregar caso você vá cozinhar na casa do boy magia.

 

3) Chaira

Item ainda pouco encontrado nas casas brasileiras, a chaira é indispensável para a manutenção das suas facas.
As pessoas pensam que precisam afiar as facas em pedra constantemente, mas este é um erro que vai diminuir a vida útil de suas facas.
O que elas precisam mesmo, é de vez em sempre, serem passadas na chaira, somente para “pentear” o fio da faca. Se você tiver uma faca nova ou que foi recentemente afiada, e achar que ela está ficando cega, passa na chaira e você vai ver como ela melhora.
Menos agressivo, mais eficiente.

 

4) Pilão

Pilão - Magali Viajante

Na última lista que fiz, falando dos ingredientes essenciais para a sua despensa, citei a importância de um pilão.
Com ele, você faz molhos, pastas e até cria a sua própria mistura de temperos, macerando tudo na hora.
Eu acho genial porque você pode colocar a força que quiser e obter um molho com mais ou menos pedaços (coisa que às vezes se perde um pouco o controle em um processador), e fazer a coisa realmente do seu jeito. É especialmente legal para quem mora sozinho ou em casal e vai fazer quantidades pequenas, pois não tem que sujar um trambolhão todas as vezes que quiser fazer um pesto, por exemplo.

 

5) Liquidificador

Esse eu não recomendo. É o que eu tenho, mas não é muito bom!
Esse eu não recomendo. É o que eu tenho, mas não é muito bom!

Eu assumo que uso pouco o liquidificador nas minhas incursões culinárias. Mas acho ele indispensável para fazer sucos, vitaminas e smoothies. Me fala, tem coisa mais gostosa que tomar um suco natural batido na hora em um dia de verão?
Ou acordar e tomar aquele vitamina mista igualzinha a que a sua mãe fazia? Mas, sem o pozinho do mágico, é claro.
Coisas que só um liquidificador faz por você.
Ah! Também é ótimo para fazer sopas e cremes… reconheço!

 

6) Descascador de legumes

Descascador - Magali Viajante

Engraçado como este é um item tão simples e barato, e como muitas casas não tem. O descascador, além de, adivinhem, te ajudar a descascar legumes como cenouras e batatas, também ajudam a tirar fatias fininhas de abobrinha e pepino, por exemplo, que vão deixar sua salada bem mais bonita e crocante.

 

7) Fouet

Olha só este do Mickey, que mimo!
Olha só este do Mickey, que mimo!

O famoso batedor de ovos é muito mais útil do que só para bater claras em neve. Ele serve para emulsionar molhos, tirar grumos de preparações, além de, algumas vezes, dispensar a batedeira. Invista em um bom e não muito pesado, porque os pesadões cansam rapidamente até os braços mais fortes.

 

8) Microplan

Microplan - Magali Viajante

O Microplan nada mais é do que a marca de um ralador bom pra caramba. Nem pense nesses raladores simples que tem por aí.
Invista em um ou dois, para diferentes espessuras de ingredientes: para queijo parmesão e zestes de limão, por exemplo.
Outra coisa legal dele, é que normalmente vem com um recipiente que guarda o produto enquanto é ralado, assim não sai voando zestes de limão para todos os lados.

 

9) Frigideira boa

Na dúvida, eu tenho as duas!
Na dúvida, eu tenho as duas!

Uma só é suficiente! Escolha a que mais se adequa a seu estilo. Pode ser uma de ferro, pau pra toda obra, ou uma antiaderente muito boa, para que suas carnes e peixes nunca mais grudem. Você vai ver, a frigideira é uma das panelas mais usadas na cozinha, vale a pena investir em uma boa.

 

10) Balança

Eu tenho essa há uns 10 anos, é minha fiel escudeira!
Eu tenho essa há uns 10 anos, é minha fiel escudeira!

Quando vejo algumas pessoas reclamando que as receitas que fizeram não deu certo, sei que muitas delas erraram em uma coisa básica: nas quantidades. Uma xícara refere-se à xícara cheia, transbordando ou faltando um dedo?? Para evitar esta confusão, um item que ajuda não só os confeiteiros, mas todos os cozinheiros, é uma balança de precisão. Aí, rapaz, não tem erro. 250g são 250g em qualquer lugar, sem confusão!
Pelo menos a desculpa da quantidade de cada ingrediente, você não pode mais usar….

E aí, quantos destes itens você tem na sua cozinha?

One comment

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *