10 filmes para quem é apaixonado por comida assistir no Dia dos Namorados

Depois de amanhã é Dia dos Namorados e eu pensei bastante em escrever um post sobre restaurantes para comemorar esse dia. Mas aí eu mudei de ideia, pois sempre acho uma furada sair para jantar neste dia… Os restaurantes estão cheios, os menus ficam mais caros por ser uma data especial, quem está lá trabalhando gostaria de estar comemorando com o seu amado (eu sei que é assim pois já passei por isso muitas vezes) e não dá para querer que todos estejam no mesmo clima que você, de romantismo, sem pressa, de celebração.

Por isso, normalmente eu cozinho um jantar bem especial neste dia, intimista, com o que a gente mais gosta, com calma e muito carinho ou saio outro dia, geralmente na semana seguinte, para comemorar. Não acho que o meu momento combine com multidões, filas e correrias em restaurantes.

E uma coisa que eu adoro fazer é assistir um filme, agarradinha no meu marido. Ainda mais agora que saiu uma pesquisa da Universidade de Dorchester que diz que casais que assistem filmes românticos juntos tem 50% menos de chance de se divorciar.
Tudo bem, eu sei que a maioria dessas pesquisas é só balela, mas sei também que a última coisa que alguém quer pensar no dia dos namorados é em separação. Mesmo que a pesquisa não seja verdade, mal não vai fazer…

Quanto aos filmes, adoro ir ao cinema. Mas é uma delicinha ficar em casa, jogado no sofá, com um cobertorzinho, uma roupa confortável, uma garrafa de vinho e o seu amor.

Então, unindo o útil ao agradável e conveniente (jantarzinho a dois em casa + Dia dos Namorados + crise econômica) e sabendo que provavelmente se você está lendo este blog é porque você é apaixonado por comida, a Magali te sugere 9 filmes para assistir com o seu amorzinho nesta sexta feira…

1) Chef

Esse filme, de agosto de 2014, já foi tema de um post aqui do blog, e foi lançado em uma época super conveniente aqui no Brasil, no boom dos food trucks.
Já aviso que é um filme despretensioso, então não espere uma grande produção ou uma história inesquecível, mas rende uma boa diversão.
“Chef” conta a história de um – pasmem – chef de cozinha famoso que decide mudar de vida para fazer o que realmente valoriza e abre um food truck.
Uma história bem legal e que faz sentido no mundo atual, em que muita gente cogita deixar as suas carreiras convencionais para dar vazão a um sonho… Quem sabe você e o boy se inspiram e decidem empreender juntos?

Perfeito para casais que querem mudar de vida.

O filme está disponível no Netflix.

2) A 100 passos de um sonho

Esse sim é um filmão!
A história é sobre uma família indiana que se muda para um pequena cidade da França e decide abrir um restaurante familiar bem em frente a um restaurante estrelado, com uma chef autoritária e disposta a manter seu negócio firme e os estrangeiros bem longe dali.
Além de mostrar pratos clássicos e deliciosos da culinária francesa e indiana, o filme retrata bem a cultura francesa, principalmente a sua rigidez e importância ao ofício de cozinheiro.
Tem uma historinha de amor também no meio, para ficar mais interessante…

Perfeito para casais de diferentes etnias.

Dá para comprar o filme pelo Youtube e assistir lá mesmo.

3) The Ramen Girl – O sabor de uma paixão

Este é um filme pouco conhecido e subestimado (talvez por causa da infeliz tradução do título), que eu tive a sorte de assistir quando ainda alugava filmes na Blockbuster.
Com a falecida atriz Brittany Murphy, o filme conta a história de uma garota americana que se muda para Tóquio para poder ficar com o namorado. Quando eles se separam (calma, o filme não é sobre separação, ainda dá para ver com o amado), ela desiste de voltar para a sua velha rotina e se dedica a aprender uma tradição japonesa: o lamen.
É bem interessante os embates dela, uma mulher estrangeira, com o senhor que é mestre do lámen, um japonês totalmente tradicional e arraigado à cultura.
Se você assistir esse filme com o olhar errado, pode achar bizarro e sem graça. Mas se você se interessar pela cultura japonesa, vai ser um prato cheio, literalmente.

Perfeito para casais que curtem a comida e cultura japonesas.

Dá para assitir o filme completo no Youtube em inglês e japonês.

4) Julie e Julia

Se você sempre está atrás de uma nova receita, este é o seu filme. E é mais uma história sobre mudança de vida… Meu Deus, como este assunto é recorrente e atual.
O filme conta a história de duas mulheres: Julia Child, que foi cozinheira, escritora de livros de culinária e apresentadora de TV, que aprendeu a cozinhar na França em uma época onde só era socialmente aceito que homens cozinhassem. Ela se tornou um sucesso na TV, tipo a nossa Palmirinha, por sua simpatia e pelo seu jeito único e engraçado de cozinhar.
A segunda mulher do filme é a jornalista Julie, que meio insatisfeita com a vida que leva, resolve encarar um novo desafio: em um ano, reproduzir todas as mais de 500 receitas do livro de Julia Child e publicar a sua experiência em um blog.
A história é baseada em fatos reais das duas mulheres e dá vontade de sair cozinhando tudo o que você vê pela frente.

Perfeito para casais que gostam de cozinhar juntos.

O filme está disponível no Netflix.

5) Sem Reservas

Essa comédia romântica (homens, não torçam o nariz, afinal é Dia dos Namorados), conta a história de uma chef controladora e metódica que após a morte da irmã, precisa cuidar de sua sobrinha. Por causa disso, ela passa a dividir a cozinha do restaurante com um chef que é totalmente o oposto dela: relax, que curte se divertir enquanto trabalha e é bem mais divertido e tranquilo do que ela.
Nem preciso dizer que vai surgir uma história de amor deliciosa entre os dois, né?

Perfeito para casais que se apaixonaram no trabalho ou casais que são completamente diferentes.

Dá para comprar e assistir o filme pelo Youtube.

6) Ratatouille

Essa deliciosa animação conta a história de um jovem totalmente desajeitado e sem talento para a cozinha que se torna cozinheiro com a ajuda de um ratinho. Isso mesmo, um rato.
O filme mostra também (e é bem real, apesar de ser um desenho) o papel e a importância dos críticos de gastronomia, além de um chef famoso, o Gusteau, que tem como lema que todo mundo, qualquer pessoa, pode cozinhar.
Um desenho lindo, leve e que vai render boas risadas.

Perfeito para casais que gostam de assistir desenhos e animações.

O filme está disponível no Netflix.

7) Soul Kitchen

Meio desconhecido do grande público, esse filme fez muito sucesso no circuito alternativo e ganhou vários prêmios em festivais de cinema. Assistam a dois, tem umas ceninhas explícitas, melhor não ver com a mãe…
A história é sobre um cara que tem um restaurante trash, ruim pra caramba e uma vida meio fora dos padrões, o irmão acabou de sair da prisão e a namorada está deixando ele. Tudo está descambando.
Até que um dia ele vai jantar em um restaurante chique, vê que o chef está deixando a casa e faz uma proposta para ela tocar a cozinha do restaurante podrera dele.
Aí ele perde todos os clientes e parece que tudo ainda podia ficar pior… ou será que era só o começo de um grande sucesso?

Perfeito para casais que gostam de filmes cool e fora do circuito.

8) Um bom ano

Não é sobre comida diretamente, mas sobre vinhos. E quaaase todo mundo que gosta de comida gosta de vinho, não é mesmo?
É um dos meus filmes favoritos da vida. É uma história linda, emocionante e tem uma fotografia incrível.
“Um bom ano” conta a história de um alto executivo de Wall Street que é obrigado a ir até a França para dar um jeito na propriedade da família. Bem a contragosto, ele acaba ficando por lá e começa a administrar a vinícola.
É uma história bacana de amor, não só por outra pessoa, mas pela vida e pelo o que se cria dela.

Perfeito para casais que apreciam um bom vinho.

9) Festa de Babette

Um dos filmes de gastronomia clássicos, obrigatório para quem gosta de cozinhar e quer entender mais sobre o tema.
Babette conta a história de uma francesa que chega a um vilarejo extremamente religioso da Dinamarca para ser cozinheira e faxineira de uma família. Ela ganha na loteria e sendo uma exímia cozinheira, resolve oferecer um banquete para a comunidade, servindo desde pratos clássicos franceses até a exótica sopa de tartaruga.
Não é à toa que sempre que alguém se refere a um banquete, diz que parece a festa de Babette.
O ritmo do filme não é nada parecido com Hollywood, portanto algumas pessoas podem achar bem parado, mas resista firme, pois é um filmão.

Perfeito para casais que curtem clássicos, sejam eles filmes ou receitas.

Dá para assistir o filme completo no Youtube.

10) Comer, beber, viver

Este filme de Ang Lee conta a história de um pai e suas três filhas. Ele é um chef chinês consagrado e devoto ao trabalho que nunca dedicou tempo suficiente a sua família e a nada que não fosse a sua profissão.
Com o passar dos anos, ele começa a perder o paladar e então percebe que na verdade o que está perdendo é o gosto pela vida. O filme mostra a luta de um homem tentando entender o sentido pela vida, retomar o relacionamento com as filhas, continuar ele sendo parte do cardápio da vida.

Perfeito para casais que estão em busca do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Sim, sei que tem várias listas de filmes de gastronomia por aí, mas tenho certeza que vocês vão curtir essa.. ainda mais com um carinho especial de Dia dos Namorados… Não, não se preocupe em me contar os detalhes depois…

É isso aí, people, spread the love!